Trânsito de Vénus 2004
Introdução ao VT-2004
Saber Mais
Segurança !
Dados Astonómicos
Actividades Correntes
Professores e Alunos
Comunicação Social
Astrónomos Amadores
Rede VT-2004
Membros Nacionais
Como Participar
Concurso de Video
Logos Oficiais
VT-2004 no ESO
Galeria
Fotografias
Animações
O dia do Trânsito
Em Directo
O.A.L.
ASTRO
Dir. Geral de Saúde
Soc. P. Oftalmologia

European Science & Technology Week 2004 Visit the websites of the VT-2004 organisers
European Southern Observatory (ESO)European Association for Astronomy Education (EAAE) Observatoire de ParisInstitut de Mécanique Céleste et de Calcul des Éphémérides (IMCCE)Astronomical Institute of the Academy of Sciences of the Czech Republic

Por que é que o trânsito de Vénus ocorre tão raramente e a um ritmo tão especial? [1]

Nível: Básico: Básico

Objectivos

  • Compreender porque é que o trânsito de Vénus ocorre duas vezes em 8 anos (2004 e em 2012) e depois, só após um intervalo de cerca de 120 anos.
  • Construir um modelo destinado a compreende as posições relativas de Vénus, da Terra e do Sol.

Aproximações a considerar

Para a realização do trabalho admite-se que:

  • Vénus e a Terra têm órbitas circulares.
  • As órbitas de Vénus e da Terra são coplanares (só em algumas situações)
  • O período sideral de Vénus é de 7 meses. Por este motivo, no modelo, a órbita de Vénus será dividida em 7 intervalos. Na realidade o período sideral de Vénus é aproximadamente 7,5 meses, por isso se adicionará ao movimento da Terra um intervalo extra, por cada duas voltas completas de Vénus.

Pré - requisitos

Saber o significado astronómico de:

  • Conjunção
  • Período sideral de Vénus
  • Período sinódico de Vénus
  • Pentagrama de Vénus

Material

  • Cartolina Azul e amarela
  • Tesoura
  • Um “pino” para prender papel

Recursos

  • Modelo em cartolina: O movimento de Vénus
  • Modelo Humano: O ciclo de Vénus
  • Modelo Humano: Pentagrama de Vénus no Zodíaco

Introdução

Esta série de actividades permite a partir da construção de um modelo simples uma variedade de experiências relacionadas com o movimento de Vénus. Primeiro, com a criação de um modelo plano, os estudantes familiarizar-se-ão com o ciclo de Vénus. Depois, alterando-se ligeiramente o modelo mostra-se que a órbita de Vénus é inclinada relativamente à Terra e ao Sol. Por isso, o trânsito de Vénus só ocorre, nas raras posições quando este planeta se encontra alinhado relativamente à Terra e ao Sol. Este fenómeno acontece duas vezes em oito anos (2004 e 2012) e, depois, com um intervalo de 120 anos (duas vezes, uma vez por século).

Modelo em cartolina para explicar o movimento de Vénus.

O modelo: Movimento de Vénus

Construção

  1. Numa cartolina azul faz-se um círculo de 20 cm de diâmetro (órbita da Terra) que representa um plano no céu, fixo em relação às estrelas.
  2. Utilizando a mesma escala, cortar numa cartolina amarela, um circulo de 14 cm de diâmetro correspondente à orbita de Vénus.
  3. Marcar um ponto nesta orbita (Vénus).
  4. Marcar o Sol no centro do modelo.
  5. No extremo exterior do círculo azul, marcar doze intervalos regulares numerados de 0, inicio da contagem dos meses na Terra, a 11, número total de meses na Terra.
  6. Indicar no círculo interior, do disco azul, com espaços regulares, sete pontos (meses de Vénus)
  7. Dividir a coroa circular azul, em cinco partes regulares e numerar de I a V.
  8. Colocar o círculo amarelo, sobre o círculo azul e prenda-os no centro através de um “pino” para papel
  9. Coloque uma pequena bola de plasticina simulando a Terra na sua órbita.

Utilização do modelo

Agora, tens que seguir as instruções passo a passo!

  1. Vamos começar com Vénus e a Terra nas suas respectivas órbitas, ambas na posição Zero. Vénus está na mesma direcção do Sol e em frente deste (conjunção inferior) tornando-se por isso invisível quando visto da Terra. A Terra e Vénus movem-se nas suas órbitas em sentido directo (contrário ao dos ponteiros do relógio), logo, esta posição relativa dos dois planetas não irá manter-se. Vénus necessita de 225 dias (cerca de 7 meses) para completar a volta em torno do Sol, por sua vez, a Terra só precisa de 365 dias para efectuar o mesmo movimento (12 meses). Ao tempo que cada um dos planetas gasta a dar uma volta completa ao Sol, chama-se período sideral (tempo sideral) de Vénus e da Terra respectivamente. Quando Vénus se encontra exactamente entre a Terra e o Sol, visto da Terra, é como se Vénus atravessasse o disco solar (verificar que Vénus se move por cima do disco solar da esquerda para a direita).
  2. Agora vamos mover Vénus e a Terra juntos, mês a mês, ter em atenção que há necessidade de fazer a correcção no modelo. Nós considerámos como simplificação que, o período sideral de Vénus era de sete meses , por isso, marcámos sete intervalos iguais no modelo. Mas, como o período sideral verdadeiro de Vénus é aproximadamente de 7,5 meses, Vénus volta à posição inicial depois de duas voltas completas aproximadamente 15 meses. Teremos de dar um intervalo extra ao movimento da Terra.
  3. Onde se encontra a Terra após uma volta completa de Vénus em torno do Sol ,considerando que se partiu da posição 0? (solução 1). Será que Vénus e a Terra estiveram alguma vez em conjunção durante este período de tempo? (solução 2)
  4. Onde está a Terra após a segunda volta completa de Vénus em volta do Sol? solução 3. Será que a conjunção ocorre durante este período? solução 4) Quanto tempo passou na Terra? (solução 5)
  5. Agora Vénus vai iniciar a terceira volta. Mover Vénus e a Terra juntos o mais regular possível. Verifique que Vénus e a Terra ficam em conjunção na posição indicada por I. Quanto tempo terá passado (estimar o número de anos e de meses) depois da primeira conjunção? (solução 6)
  6. Verificar que depois de um outro período sinódico a Terra e Vénus estão na posição II? (solução 7) Quantas voltas fizeram Vénus durante este intervalo de tempo? solução 8)
  7. Verificar que após as duas conjunções seguintes serão na posição III e IV.
  8. A quinta conjunção V a partir do princípio será outra vez no ponto 0. Verifique que passaram oito anos desde o início
    1. o Quantas volta fez a Terra durante este intervalo de tempo? (solução 9)
    2. o Quantas voltas fez Vénus durante este mesmo intervalo de tempo? (solução 10)
    3. o Se as condições fossem iguais a esta, haveria cinco trânsitos de Vénus em oito anos.

      Mas, por que é que só é possível ver dois trânsitos em oito anos? Porque o modelo não representa exactamente a realidade. As órbitas de Vénus e da Terra não são exactamente coplanares.

  9. Para tornar esta situação clara cortar, com muito cuidado, pela linha ponteada do circulo interior no modelo de cartolina azul e dobrar pela linha que marca o diâmetro (para se fazer isto há que remover o plano da órbita de Vénus e depois voltar a colocá-lo ). O plano da órbita da Terra é chamado de eclíptica. A linha por onde se dobrou o semi-circulo é a linha nodal; é a intercepção com o plano da órbita de Vénus. O ângulo entre o plano da órbita de Vénus e a eclíptica é só de três graus. Neste modelo utilizamos grandes amplitudes de ângulos para uma melhor compreensão (20 º a 30º).

  10. oloque a Terra e Vénus de novo na posição 0. Há uma conjunção e também um trânsito. Agora, coloque a Terra e Vénus nas posições I, II, III e IV. Como se pode ver, há uma conjunção mas não um trânsito; visto da Terra, Vénus está acima ou abaixo do plano Sol-Terra ( eclíptica ). Só quando a Terra e Vénus chegam à posição V haverá de novo um trânsito. Terá passado oito anos.

    Por que é que só voltaremos a ver o trânsito de Vénus ao fim de120 anos? Porque o período sinódico. não é exactamente 584 dias, mas 583.92 dias. Cinco vezes 584 dias é exactamente oito anos, mas cinco vezes 583,92 dias é um pouco menos que oito anos. Por isso a conjunção não terá lugar exactamente na linha nodal mas um bocado antes. Mas, como a diferença não é muito grande oito anos após o primeiro trânsito, Vénus atravessa ainda o disco solar, no entanto, será através de uma outra linha. A diferença vai tornando-se cada vez maior, por isso, após mais oito anos a conjunção ocorrerá num lugar muito afastado da linha nodal . Assim, para haver um trânsito, teremos que esperar até que a conjunção volte a realizar-se na linha nodal – O que acontece após 120 anos.

________________________________________

[1] Written by Leonarda Fucili and Rosa M. Ros (EAAE).

Traduzido para português por Manuela Amaral(ASTRO)

________________________________________

Respostas

1: 7 meses
2: Não.
3: Na posição 3 da sua orbita
4: Não
5: 15 meses
6: Terá lugar aproximadamente um ano e sete meses, exactamente 584 dias ou seja, um ano e 219 dias. Em astronomia este período de tempo é designado por período sinódico de Vénus.
7: aproximadamente 3 anos e 2 meses
8: mais do que 5
9: 8 voltas
10: aproximadamente 13 voltas