Uma visão pessoal da Física

Para além das aplicações tecnológicas, a Física como actividade criativa da mente humana sempre me fascinou.

Por detrás do rigor científico, das frias expressões e símbolos matemáticos, que assustam e desarmam, esconde-se uma construção conceptual elegante, que agrada ao espírito e que é uma tentativa de resposta ao desejo insaciável de compreender o Universo com todos os seus enigmas e paradoxos. O estudo da Física pode trazer benefícios largos à personalidade que a ele se dedica. É conducente à honestidade e consistência de carácter, ensina a relatividade das coisas e portanto a tolerância e a aceitação de ideias novas.

Em ligação íntima com a Astronomia, a Física oferece a base para a descrição e compreensão do infinitamente grande, tendo a tarefa formidável de explicar a diversidade gigantesca de fenómenos e objectos celestes, tais como estrelas e sistemas planetários em formação, propriedades de nuvens moleculares, processos interestelares, formação dos núcleos dos elementos, explosão de supernovas, processos físicos em estrelas-de-neutrões, pulsares, quasares e buracos negros, formação e evolução de galáxias, jactos em núcleos galácticos activos, estrutura em larga escala do universo, etc.

Vivemos presentemente numa era em que se multiplicam as descobertas das ciências do Universo, entre elas as ciências planetárias e a Astronomia/Astrofísica. Nas décadas de transição do século XX para o século XXI, a evolução científica e tecnológica contribuiu fortemente para que a humanidade começa sse a tomar consciência de que vivemos todos no ``mesmo barco'' e que somos todos habitantes do mesmo planeta. Foi nessa altura que pela primeira vez se pôde tirar uma fotografia da Terra toda, vista de fora! Estudos ambientais têm revelado que a vida no nosso planeta depende da manutenção de condições físicas e químicas conseguida à custa de um sistema de retroacção muito delicado e possivelmente frágil que se poderá encontrar actualmente ameaçado. Problemas globais do ambiente, tais como a poluição e esgotamento dos recursos naturais e o efeito-estufa são alguns sinais de tal situação . Por outro lado, estudos de planetologia comparada, mostram bem como é único, e portanto precioso, o nosso planeta - "o planeta azul".

Uma boa formação em Ciência, em particular o estudo da Física e da Astronomia/Astrofísica, com a sua perspectiva cósmica do lugar do homem e da Terra no Universo físico, é presentemente cada vez mais importante numa civilização cada vez mais planetária cujos membros terão de se pronunciar em questões fundamentais para este planeta, importando pois que uma perspectiva mundial oriente as suas intervenções sociais e políticas.

Possam os estudantes e o público em geral ter acesso à visão universal da Ciência e à fonte de fascínio e prazer que ela constitui.