João Lin Yun


O meu novo livro, a minha primeira incursão na ficção. Não perca!

Se desejar ler a entrevista sobre este livro feita pelo Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura da FCUL, pode ler aqui.

Disponível na livraria da Chiado Editora e na Livraria Escolar Editora na FCUL, e on-line no site da Editora, na Wook e na Bertrand on-line. Pode ser encomendado num balcão Fnac ou Bertrand.

Se desejar adquirir um exemplar deste livro, autografado pelo autor, envie um email para o endereço: "joaoyun arroba gmail.com"

Pode ver o resumo deste livro aqui.

Este livro contem o ensaio Inventem-se Novos Catedraticos.


O rei vai nu! o meu Blog no Facebook.


O meu livro de divulgação VIDA NO UNIVERSO - o caminho para a descoberta de organismos extraterrestres.

Pode ver o conteúdo deste livro aqui.

Os comentários de alguns leitores:

"...O seu livro fascinou-me pela maneira divertida e clara de explicar um ramo cada vez mais importante da Ciência. Também fiquei bastante surpreendido com as histórias originais que embelezaram muito o livro..." -- J. Ferreira

"...Gostei de o ler apesar de já conhecer alguma da informação que lá estava. Apreciei bastante a vertente filosófica e social, acho que é importantíssima, principalmente para os leitores jovens...." -- L. Campos


O meu livro de divulgação Como arrefecer o Planeta.

Se desejar ler algumas partes deste livro pode faze-lo aqui.


Aqui está a minha visão pessoal da Física.


Alguns textos de intervenção antigos (pre-2007)


Desempenho as funções de Professor no Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), onde lecciono aulas de Física dos vários cursos da FCUL.

Até 2012, formei uma geração de estudantes de Astrofísica que se contam hoje entre os melhores profissionais da área. Dei as principais contribuições para o desenvolvimento desta área na FCUL.

Fui professor de Física no ensino secundário na década de oitenta. Fiz o meu doutoramento em Astronomia e Física na Universidade de Boston, EUA. Desde então, tenho dividido o meu tempo entre a escrita, o trabalho de investigação científica em Astronomia/Astrofísica e o ensino e treino de jovens estudantes nesta área. As minhas iniciativas incluem também a divulgação científica, com palestras públicas e apoio ao ensino básico e secundário.


Posso ser contactado no meu local de trabalho:

Observatório Astronómico de Lisboa
Tapada da Ajuda
1349-018 Lisboa, PORTUGAL

Telefone: 21 361 6730
FAX: 21 361 6750

ou atraves do endereço electrónico: Joao.Yun "arroba" oal.ul.pt


Actividade de Investigação em Astrofísica Estelar e Astronomia Galáctica:
Formação de Estrelas. Estrelas de Formação Recente. Protoestrelas. Matéria circum-estelar. Discos. Enxames de Estrelas Jovens. Composição, Estrutura e Evolução do Meio Interestelar. Nuvens Filamentares Escuras. Nuvens moleculares pequenas. Glóbulos de Bok. Fotometria digital em Imagem Electrónica. Tecnicas de Astronomia de Infravermelho e Optica. Rádio-Astronomia e Astronomia de Milimetro.  

A minha linha de investigação, que tenho explorado em conjunto com os estudantes de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, centra-se no estudo do Meio Interestelar e Formação de Estrelas de pequena massa. Utilizamos técnicas de observação em Astronomia Optica, de Infravermelho, e Rádio-Astronomia, nas seguintes linhas de investigação:

Linha 1: Objectos estelares jovens embebidos em nuvens moleculares.

Utilizando imagens de infravermelho (obtidas com os modernos detectores de infravermelho em array), exploramos o interior de nuvens moleculares escuras, tendo descoberto estrelas em formação, ainda embebidas na nuvem molecular que lhes deu origem. Muitas destas estrelas possuem discos circum-estelares que se traduzem em excessos de cor no infravermelho e em distribuições espectrais de energia diferentes das de um corpo negro. Procedemos à determinação destas distribuições atraves de fotometria das imagens digitais obtidas.


Igualmente, objectos numa fase de evolução posterior, já próxima da sequência principal são opticamente visiveis. Espectros destes objectos permitem-nos confirmar o carácter de estrela T-Tauri destes objectos. Imagens de CCD destas regiões permitem-nos pesquisar a presença de jactos e de objectos HH na vizinhança destes objectos estelares jovens.

Linha 2: Estrutura e condições fisicas em nuvens moleculares.

Utlizando tecnicas de Rádio-Astronomia, mapeamos nuvens moleculares nas riscas de transição de algumas moleculas presentes no Meio Interestelar. Estes mapas permitem-nos o estudo da distribuição de temperatura e de densidade nestas nuvens, bem como dos seus campos de velocidade, permitindo a análise da sua estabilidade e do seu potencial para formar estrelas.