Go backward to Formação Estelar na Escuridão
Go up to Top
Go forward to Para observar em Janeiro

Página do leitor

Publicamos seguidamente a terceira e última parte do texto enviado pelos professores coordenadores do Núcleo de Investigação em Astronomia da Cidadela (NIAC), Maria Leonor Cabral e Rui Vieira Farinha, da Escola Secundária da Cidadela, Cascais. As duas primeiras partes deste texto foram publicadas nos boletins anteriores, respectivamente o de Outubro 1999 e o de Novembro 1999. Incluimos também algumas imagens feitas por estes professores e respectivos alunos da escola em questão.

Que outros sigam o exemplo desta escola e ponham mãos à obra!

Fotografia com 4 planetas: Saturno, em cima à esquerda; Vénus, o objecto mais brilhante no céu; Júpiter, por cima da primeira camada de nuvens mais escuras; e Mercúrio, do lado direito de Júpiter, ligeiramente mais abaixo. Esta bonita imagem foi tirada no dia 6 de Fevereiro de 1999, nos Oitavos, Guincho.

Tendo descrito as actividades já realizadas pelo nosso Núcleo, temos no entanto consciência que muito mais há a fazer. Entre outras coisas, propomo-nos realizar futuramente: * Fotografia de um ciclo lunar completo (ou quase!)

* Criação de uma página na internet com a descrição das actividades do Clube, calendarização, projectos, com diversas informações e curiosidades (para o que contamos com o auxílio dos alunos do Curso Tecnológico de Informática da Escola);

* Para este ano lectivo esperamos que o Programa Ciência Viva nos apoie novamente. Se conseguíssemos um Meade LX 200 (10"), um CCD, uma câmara de vídeo do tipo da ASTROVID 2000 (que permitirá visualizar num ecrã de televisão, com uma maior sensibilidade e simultaneamente a um número mais elevado de observadores, o que o telescópio nos mostra), poderiamos aumentar o nosso leque de actividades. As "coisas simples" continuariam a fazer-se (até porque está sempre "gente nova" a entrar para o Núcleo), mas o que este material nos permitiria era evoluir. Vamos ver! O Dr. Pedro Ré, Presidente da A.P.A.A., já se disponibilizou para nos auxiliar. Muito nos espera...

Conjunção de Vénus e Júpiter no dia 19 de Fevereiro de 1999. A fotografia foi tirada às 20 horas na Escola Secundária da Cidadela.

Mais logo, o céu nocturno vai desafiar-nos novamente! Não conseguimos resistir e vamos contemplá-lo. É que mesmo sem tecnologia há sempre as nossas estrelas, os nossos olhos, para concorrer com as outras. Que bom seria se as estrelas da Terra fossem mais do que as visíveis no céu.

A Lua vista com um telescópio reflector Newton de 200 mm. Nesta imagem identificámos várias crateras com o auxilio de cartas lunares.



Prev Up Next