Página - 1 - Erguendo-se nos céus, a nebulosa da Águia mostra todo o seu esplendor 2 - Um Novo Ano Escolar
- Visitas Guiadas ao OAL
- Próxima Palestra Pública no OAL
3 - Um planeta com três sóis
- Uma população de buracos negros escondidos
4 - 3 de Outubro de 2005
Portugal na rota de um Eclipse solar anular
5 6 - Para Observar em Setembro
  VISIBILIDADE DOS PLANETAS
  Alguns Fenómenos Astronómicos
  Fases da Lua
- AstroLetras
7 - O Céu de Setembro
- Nascimento, Passagem Meridiana e Ocaso dos Planetas
              Versão do Boletim em PDF
Astronomia na Internet

"Heavens Above"

  Nesta edição, propomos ao leitor uma visita guiada ao sítio Heavens Above www.heavens-above.com, onde poderá encontrar informações extremamente úteis sobre Astronomia. Sugerimos que comece por efectuar o registo gratuito de utilizador do sítio. Embora possa usufruir quase na sua plenitude de todas as opções como utilizador anónimo, algumas características, tal como uma base de dados pessoal, só estão disponíveis após o registo.

  Estando o registo efectuado, é pedido ao utilizador que escolha a sua localização geográfica, o país em que se encontra e de seguida a cidade, vila ou aldeia. Logo aqui é revelada uma mais-valia deste sítio, pois possui uma base de dados extensa onde poderá encontrar locais remotos como pequenas aldeias "esquecidas no mapa". Em alternativa, caso conheça as coordenadas geográficas do local em questão, pode inseri-las manualmente. Após ter definido a sua localização, esta ficará guardada na sua conta, e no futuro poderá aceder directamente a ela sem ter de passar novamente por todo o processo.
  Das quatro secções da página principal do Heavens Above falaremos apenas de duas, uma relativa a Astronomia e outra a Satélites. Na secção de Astronomia encontra-se disponível um conjunto de ligações que dão acesso a tabelas e mapas com informações variadas. Algumas destas ligações serão descritas em seguida de forma sumária.
  "Whole sky chart" dá acesso a um mapa do céu que por defeito corresponderá à data e hora em que estiver a aceder à opção. No entanto estes dados podem ser alterados, fornecendo assim a possibilidade de escolha do mapa para qualquer altura que desejar.
  "Solar system chart" proporciona o acesso a um mapa do Sistema Solar onde é possível observar as posições orbitais dos nove planetas e a evolução destas ao longo do tempo. Nesta ligação é fornecida também uma tabela com dados relativos à distância dos planetas ao Sol e à Terra, e as suas respectivas velocidades.
  "Sun and Moon Data" oferece ao leitor dados e eventos astronómicos tais como equinócios, solstícios e fases da Lua. Juntamente com a informação do satélite natural da Terra, existe uma figura deste astro com a sua aparência a cada instante.
  "Planet summary" possui uma tabela rica em dados astronómicos tais como coordenadas e magnitudes dos planetas do Sistema Solar.
  "Constellations" apresenta uma lista das 88 constelações, que ao serem seleccionadas dão acesso a um mapa da constelação em causa. Outras informações adicionais são fornecidas, tais como uma tabela das estrelas mais brilhantes dessa constelação apresentadas segundo o catálogo HIP (Hipparcos Star Catalog Entry). Seleccionando uma destas estrelas somos remetidos para uma página com informação mais detalhada acerca da mesma. Existe ainda a possibilidade de aceder a um pequeno resumo sobre a mitologia que envolve o nome da constelação em causa.
  "Minor Planets" mostra uma lista dos asteróides mais brilhantes. Após seleccionado um destes objectos, abre--se uma página com mapas onde se pode observar a sua órbita, e localização. São ainda fornecidos dados astronómicos e históricos do asteróide.
  "Comet Temple 1" é dedicada ao cometa com o qual a sonda Deep Impact colidiu. Aqui podemos observar mapas da sua localização e dados astronómicos sobre este objecto.
  Uma característica interessante no Heavens Above, é a de que todos os mapas, gráficos, tabelas e dados são gerados dinamicamente, sendo assim actualizados instantaneamente. Nas ligações Whole sky chart, Solar system chart e Sun and Moon Data existe ainda a opção de alterar a data e hora. Assim, o leitor poderá por exemplo ter um mapa do céu para a noite de 1 de Janeiro de 2010.
  Existe uma outra secção dedicada à observação de satélites, onde se pode, entre muitas outras opções, obter previsões para dez dias da visibilidade de alguns destes objectos, como é o caso da Estação Espacial Internacional. Estas previsões são acompanhadas por um mapa do céu e um mapa estelar detalhado, assim como por um conjunto de dados da localização do satélite em questão.
  Uma das ligações desta secção, Spacecraft escaping the Solar System, indica, através de dois mapas, as posições actuais das quatro sondas espaciais que se dirigem para fora do Sistema Solar, as Pioneer 10 e 11 e Voyager 1 e 2. É possível ainda observar uma tabela de dados relativos a cada uma das sondas.
  Ao longo deste sítio, existem várias ligações a azul, que remetem para definições de termos usados em Astronomia o que o torna acessível a qualquer pessoa que tenha interesse por este tipo de informação que o Heavens Above fornece.


João Retrê
© 2005 - Observatório Astronómico de Lisboa